Entretenimento

20/10/2017 23:33

Feira sobre agroecologia e sociobiodiversidade é realizada em Ji-Paraná, RO

Esta é a 3ª edição e tem palestras, oficinas e noite cultural na programação. Segundo organização, evento discute a importância da agroecologia no estado.

cidade de Ji-Paraná está recebendo, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), 3ª Feira Estadual de Agroecologia e Sociobiodiversidade (FAS), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. O evento é realizado nas dependências do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e discute sobre a agroecologia no estado.

A feira reúne agricultores, povos indígenas, estudantes, educadores, representantes do poder público e profissionais que trabalham na área para discutir sobre os avanços e lutas do sistema agroecologico em Rondônia.

Um dos coordenadores da feira, o engenheiro agrônomo Valdeir Alves de Souza, explica que a ação nasceu de uma necessidade de fazer um diálogo melhor com a sociedade urbana sobre o que é a agroecologia.

“Ainda há muitos dogmas sobre agroecologia. Não se sabe bem o que é ou algo que não funciona. Aqui, nós mostramos à sociedade que existe uma forma de se produzir sem precisar de usar, principalmente o agrotóxico”, afirma o agrônomo.

Segundo a organização, o evento ressalta principalmente o processo de conscientização sobre a produção no campo e também o consumos de alimentos mais saudáveis.

Durante os três anos em que a feira tem sido realizada, Alves afirma que houve evoluções e foi possível agregar mais pessoas, principalmente da comunidade rural, ao sistema.

“Aumentou bastante a oferta de produtos agroecológicos. Agricultores que não tinha nenhum contato com a agroecologia, que não pensavam em trabalhar de forma agroecologica, hoje, estão passando elo processo transitórios”, afirma.

A programação da feira inclui exposição de vários produtos à venda, palestras, oficinas e troca de sementes.

À noite, haverá apresentações culturais de artistas da região. Na manhã de sábado, os visitantes participam de uma visita nas propriedades que já desenvolvem trabalhos agroecologicos.

 

Fonte: Por Pâmela Fernandes, G1 Ji-Paraná e Região Central


© 2003 -2017  Direitos reservados  Jipafest.com                                                                           

Contato

 (69)-9-9293-2598 

 

E-mail

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo