Saúde&Beleza

06/12/2016 11:49

Especialista esclarece: má postura pode provocar crises de enxaqueca

A enxaqueca é um incômodo terrível. Ela é considerada uma doença crônica causada pela presença de substâncias chamadas de peptídeos e alguns hormônio. Eles atuam no funcionamento dos neurotransmissores, provocando um desequilíbrio no sistema neurológico.

A ciência ainda busca explicação para o que desencadeia esse processo de enxaqueca, no entanto sabe-se que tem ligação direta com três fatores: genética, doença ou situações externas. Por isso, os hábitos de vida também têm um peso quando o assunto é enxaqueca.

De acordo com o médico Jose Rosário, phD em coluna, ações comuns do dia a dia podem provocar uma crise de enxaqueca.Uma delas estaria ligada à postura corporal, como a forma como caminhamos, trabalhamos e dormimos. “Se a pessoa passa muito tempo ao telefone, por exemplo, o ideal é usar ferramentas, como fones. Isso vai ajudar a pessoa a não colocar o telefone entre a cabeça e o ombro, costume que causa tensão nos músculos e também pode causar dores de cabeça”, explica o especialista em coluna.

Outra situação que pode resultar em uma crise de enxaqueca é manter-se muito tempo sentado, causando tensão nas costas, pescoço e ombros. Essa tensão formaria pequenos nódulos, chamados de pontos de gatilho. Eles enviam sinais aos neurotransmissores que resultam em dores miofacial, ou seja, dores latejantes nas áreas do rosto e cabeça.

Segundo o médico Jose Rosário, esses nódulos podem ser dissolvidos por um fisioterapeuta especialista. “É muito frequente que pontos gatilhos no pescoço causem as enxaquecas. Os médicos procuram na cabeça, solicitam ressonâncias magnéticas e não encontram uma causa. Nestes casos, remédios são pouco eficazes. Já tive paciente sofrendo de enxaquecas por mais de 20 anos! Essas dores de cabeça podem desaparecer em um dia se tratamos a fonte da dor, que no caso é o pescoço”, relembra o profissional.

O que comer durante uma crise de enxaqueca?

Se você tem crises constantes de enxaqueca deve procurar um neurologista o mais rápido possível. Além disso, existem alguns alimentos que você deve evitar durante os picos das dores. São eles: frutas cítricas, cacau, chocolate, vinho, queijos, carnes defumadas, cerveja, embutidos, bacon, refrigerantes, café, chá mate ou verde, bebidas energéticas, molhos prontos tipo inglês e shoyu, bebidas destiladas e a base de cola, adoçantes e pimenta.

Em contrapartida, alguns alimentos podem te ajudar a se livrar das dores, entre eles: cenoura, gengibre, maçã e kiwi, grãos e cereais, peixes magros, como salmão e sardinha, iogurte, verduras, leite desnatado, salmão, castanha-do-pará e amêndoas, ovo, couve, feijão, batata, tomate e ervilha.

 
 FONTE:R7

                                                                                                                                                                              


© 2003 -2017  Direitos reservados  Jipafest.com                                                                           

E-mail

Contato

 (69)-9-9293-2598 

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo